SIMPLES ASSIM (orgânico)




Morar na cidade tem seus contratempos ambientais. Pra mim, sempre foi um desafio produzir menos lixo, consumir menos produtos industrializados (o que já diminui também o lixo) e ter uma vida saudável com alimentação e práticas corporais. Hoje esse desafio está sendo colocado em prática e temos conseguido ter pequenas atitudes diárias que diminuem nosso impacto ambiental na cidade. Andar de bike, ir pro trabalho à pé e dar preferência para o consumo de produtos orgânicos, ecológicos e de procedência familiar são atitudes que ajudam. Mas e o lixo? Ele se tornou um mito: reciclagem, reaproveitamento, coleta seletiva... são muitas as definições e no entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que fazer com elas na prática. Vou dar aqui um relato do que tenho feito para que ele possa ajudá-los e ser uma dica pra quem tem o desejo de organizar a sua produção de resíduos.


- Lixo Orgânico: é tudo o que for de origem orgânica como cascas, sementes, pó de café, saquinhos de chá, cascas de ovos, farelo de pão, bagaço de frutas e até mesmo guardanapos (esse tipo de papel se decompõe facilmente e também vira adubo de ótima qualidade). Vá separando esses materiais num baldinho à vista, em cima da pia, ou um balde maior se for necessário (mas sempre com tampa!) porque se ele fica longe de sua vista não facilita o processo e ele cai no esquecimento. Lembre-se de dar o destino à ele o mais rápido possível, se não ele cria larvas e fica com mal cheiro... acaba ganhando uma fama de "sujeira" sem ser. O destino final pode ser o jardim, se você tiver um, ou pra quem mora em apartamento, enterrá-lo na área verde do condomínio (que é o meu caso).

Algumas pessoas já tem composteiras domésticas mesmo em apartamento, o que já é super avançado e a melhor alternativa. Mas o fato de separar o lixo orgânico do seco já ajuda muito o papel dos catadores nesse processo, além de não contribuir com a poluição dos lixões (o chorume junto com os outros materiais acaba descendo para o lençol freático, além de deixar a área do lixão num fedor desnecessário). Lixo orgânico é riqueza e não lixo, as plantas do seu jardim vão te mostrar isso!