SIMPLES ASSIM (papel)

A nossa produção de papel na cidade é uma coisa impressionante, principalmente quem tem escritório em casa. Por mais que economizemos, imprimamos dos dois lados da página e reduzimos ao máximo o seu uso... o papel faz parte da nossa sociedade atual o seu valor. Então que tal ver umas dicas agora de como separar os diferentes tipo de papel em sua casa, para a reciclagem?

Existem vários tipos de papel: o tetrapak (que é um material misto, ou seja, tem papel e outras coisas mais. Ex. caixas de leite), embalagens cartonadas (as mais durinhas como por ex. a caixa de aveia em flocos, caixa de chocolate), o papelão (caixas de eletrodomésticos, etc), os de correspondências (geralmente muito coloridas), o jornal e o velho bom papel de escritório. Até mesmo o rolinho do papel higiênico quando ele termina, é reciclável. :)



O ideal para as caixinhas de tetrapak é cortar a parte de cima, lavar e deixar secar para depois guardá-las como na foto, prontinhas para você doar para quem faz artesanato ou para os catadores, pois é um material que vale um bom dinheiro. Fazendo isso, você deixa de jogar no lixão esse rico material e ainda permite o material ficar limpo em sua casa (sem criar bichinhos que são atraídos pelo cheiro de leite), até que você faça a doação. Existem muitas pessoas trabalhando com esse material e no artesanato, tenho visto lindas carteiras sendo feitas por diversos artistas. As minhas preferidas são essas feitas pelas amigas Fernanda e Isa Montenegro:


Para as caixas de papelão, tenho guardado-as em casa organizadas dobradas uma dentro das outras. É um material super útil que uma hora ou outra você vai precisar, seja para a mudança de algum amigo, seja para fazer compras ou para carrregar algum material mais pesado. Mas se não for usar mesmo, vale à pena entregar aos catadores.

Jornais e papéis de escritório podem ser doados para alguma Associação de Catadores, basta procurar alguma perto de onde você mora. Com certeza você vai achar e esse material será muito bem vindo e bem aproveitado na reciclagem de papel, que tem crescido cada vez mais em nosso país. Claro que esse material também é muito bem aproveitado em casa. Eu tenho guardado jornais para a limpeza de vidros e para colocar na compostagem e o papel de escritório tento aproveitar fazendo bloquinhos para rabiscar (aquelas horas ao telefone ou numa reunião, ou mesmo no banheiro... onde geralmente temos grandes idéias!). Escreva-as! E lembre-se: tudo isso é fácil e divertido, principalmente se você tiver crianças em casa. Uma ótima oportunidade de vivenciar com elas no dia-a-dia de sermos vigilantes com o nosso consumo e qual o destino que damos ao resíduos que inevitavelmente produzimos.

São pequenas ações, mas com grandes impactos da cidade. Tenho tentado sempre melhorar essa seleção do lixo e tenho me divertido, me sentido com a consciência iluminada. Pense coletivamente! E vou dizer para vocês: não mudou em nada a minha rotina. Continuo com vontade diária de comer palmito e usar carteiras de tetrapak da Iluminarte.