SIMPLES ASSIM (metal)


Latas, latinhas e latões. O metal alumínio é um dos materias mais utilizados na indústria da alimentação. A boa notícia que temos é que o Brasil é o campeão mundial em reciclagem do alumínio, pois 90% desse material dentro do nosso país tem seu destino certo para a reutilização. (Poderíamos divulgar isso mais do que futebol).
Em casa, como sempre digo, podemos evitar o consumo de coisas enlatadas, até porque geralmente são alimentos cheios de conservantes e nada vivos. Mas se consumir, a dica que deixo aqui é lavar todo o material antes de armazená-los para a reciclagem. Antes disso, veja se eles não tem mesmo nenhuma função em casa, pois latas de leite, por exemplo, têm grandes utilidades domésticas como porta trecos e outras cositas mais.
Latinhas de cerveja ou de outros alimentos, devem ser lavadas e postas para secar para não acumular água onde quer que elas estejam à espera de serem levadas aos pontos de coleta. Assim, facilitamos mais uma vez o trabalho dos catadores.
Se você ainda não descobriu onde existem pontos de coleta seletiva em sua cidade, procure também saber se existe alguma associação de catadores perto de você. Assim, o lucro da reciclagem fica com a comunidade e não para as grandes redes de supermercado, que têm oferecido pontos de coleta.

Podemos sempre fazer a escolha de pra onde vão os recursos financeiros do qual tivemos participação. Legal sempre preferir os pequenos empreendimentos.

Pensando e agindo, podemos mudar muitas coisas.