SIMPLES ASSIM (vidro)


O vidro é um material que é pouco nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existe no consumo humano. Ele sempre fez parte da indústria de alimentos, mesmo com a ascensão do plástico a algumas décadas atrás. Ainda há quem não abra mão da água mineral engarrafada, dos sucos integrais e das compotas mais antigas.

Cervejas, bebidas quentes, potes, de doce e molhos... todo esse material pode ser reutilizado e reciclado, dependendo da cor e da origem.

A reciclagem de vidro implica um gasto de energia consideravelmente menor do que a sua manufatura através de areia, calcário e carbonato de sódio. Por isso em casa, temos separado os diferentes tipos de vidros: lâmpadas, garrafas marrons/âmbar, garrafas verde, garrafas azul e garrafas e copos transparentes, pois os catadores os vendem com preços diferenciados para as indústrias de reciclagem, mesmo todos sendo recicláveis.

A dica que deixo é: ao terminar o uso, retire o rótulo, lave as garrafas com água e tampe-as. Separe por cor em caixas de papelão para que a entrega ao catador ou cooperativa de catadores seja facilitada. Algumas garrafas de vinho e azeites são muito bonitas e podem virar charmosas garrafas de âgua na geladeira, candelabros ou vasos.

Se você tiver algum amigo fazendo reforma ou construindo sua casa de forma bioconstruída, vai adorar receber garrafas coloridas para um mosaico na parede. Isso permite a entrada de luz e fica muito bonito.

parede com garrafas coloridas projetada por Hundertwasser nos anos 50


Lembremos: Lixo é tudo aquilo que não tem um destino correto.