SIMPLES ASSIM (orgânico) II

Voltei com a questão do orgânico. Deve ser paixão mesmo. Poucas são as pessoas que devem ter esse verdadeiro apego às minhocas.
Depois de 3 meses desde a minha ultima postagem sobre o lixo orgânico, quero mostrar o produto desse esforço (não meu, mas das queridas tratores da terra).

Seguem algumas fotos em que vemos o húmus, que é o esterco das minhocas e como é a sua textura quando maduro. Vale lembrar que o húmus de minhoca é muito rico em minerais para o solo, além de conter uma textura que ajuda na formação de um solo bem fofinho e agradável para as plantas. Coletei uma grande quantidade de húmus e doei para uma amiga que estava montando seu jardim. Ele pode ser armazenado por alguns dias em sacos, mas lembre-se de deixá-lo aberto para que as minhocas que por acaso estiverem nele, possam respirar. O ideal é peneirar e retirá-las de volta para o composto!

Húmus coletado

Ao fundo, o vaso onde ficam as minhocas


Textura


Temos essa pequena criação de minhocas para a reciclagem do lixo orgânico de casa, num vaso grande na varanda do apartamento. Vale à pena tentar e produzir o seu próprio adubo.

Acho que podemos dizer que os pássaros estão para as árvores, assim como as minhocas estão para o solo.

Boa jardinagem e bons frutos!