O BROCOLIS DO CASAMENTO

Uma planta realmente especial. Depois de sua folhagem de tom tão verde que quase azul, o brócolis se finaliza com uma "cabeça" comestível que, ao olhar para ele na horta, eu não penso em outra coisa se não comê-lo ali mesmo... já me peguei diversas vezes comendo-os em plena flor no campo, fresco e tenro. Irrestivelmente verde e crocante.
Aprendi essa receita simples não sei onde exatamente. Acho que é daquele tipo de coisa que a gente aprende por osmose pela vida, num ir e vir de cheiros, texturas e verdadeiro tesão pelo mundo (saboroso) vegetal.

em italiano: broccoli
em francês: brocoli

Ele é assim mesmo, universalmente conhecido e apreciado. Tão poderoso e saudável que não deveria ser vendido somente nas quitandas, mas sim na rede pública de saúde. Esses simpáticos vegetais de cores verde escuras (assim como a couve, o couve-de-bruxelas, etc) previnem com méritos o envelhecimento precoce de nossas células, são ricos em vitaminas do Complexo B, cálcio e magnésio.
O brócolis é tão presente na minha vida, que uma vez em conversa com a amiga Andréia de Souza, ela descreveu a cena de nosso casamento: "eu entrando na cerimônia com um pé de alface na mão e você Fê, com uma cabeça de brócolis!". Imaginem portanto, a importância dessa criatura verde.

RECEITA

Ingredientes:
- cabeças de brócolis orgânicos (pode ser cabeças ou ramas, uma outra espécie de brócolis)
- dentes de alho amassados
- azeite de oliva extra-virgem
- gergelim branco
- molho shoyu
- grãos de endro (pra quem gosta)

Lave as cabeças ou ramas de brócolis, corte separando as pequenas "árvores" inteiras e deixe escorrer. Refogue o alho no azeite e jogue as cabeças de brócolis, sempre deixando em fogo baixo. Jogue algumas gotas de shoyu quando parecer que tudo pode estar grudando, para ir umidificando e ele cozinhar um pouco com o vapor. Quando ao provar, ele ainda estiver tenro mas macio, é o ponto de fechar o fogo. Jogue pitadas de gergelim branco e endro à gosto e sirva. Ele fica muito bem acompanhado de um bom arroz integral ou como alternativa de petisco vegetariano para uma cervejinha gelada.

Que feliz seja esse casamento!