A FRUTA FRESCA DO ENCONTRO

Fazer uma trilha e andar por entre uma diversidade de árvores é algo muito especial, todos nós amantes do verde e do silêncio ensurdecedor da floresta sabemos. Mas daí, catar uma manga caída no chão, vendo passar rápido de um galho para outro um sete-cores, debaixo de uma mangueira imperiosa ao lado de uma nascente? Foi demais. Eu nunca havia imaginado tamanho presente: estava diante de um olho d'agua puro e cristalino, catava as mangas frescas no chão e estava ao lado de pessoas super legais (uma delas abre um espaço especial a cada dia). Nem o Papai Noel teria imaginado isso se eu tivesse escrito uma cartinha pra ele em algum natal ano qualquer. Nem eu sabia que se um dia isso acontecesse, seria sentindo assim com tamanha gratidão. Essa palavra é a que melhor expressa o meu sentimento naquele lapso de minutos: gratidão _ que pra minha felicidade duram até agora como uma doce lembrança (com fibras nos dentes). Caminhei de volta, folhas secas no chão, piso em alguns espinhos que estão aqui até agora e mesmo assim minha alegria pela vida não consegue fazer a digestão.

Comer mangas faz bem à sua alma.


MOLHO PARA SALADA VERDE (inventado em um sábado de inspiração)
1 manga madura
azeite extra virgem
suco de meio limão
gergelim
mostarda de Dijon
sal a gosto

Modo de preparo: corte a manga em cubos pequenos, acrescente azeite, o suco de limão, uma porção de mostarda de Dijon à gosto, uma pitada de sal. Misture bem em um recipiente pequeno e finalize com gergelim (pode usar tanto o preto quanto o branco, como preferir).
Esse molho vai muito bem para dar cor e sabor para salada crua de alfaces, rabanete, chicória, rúcula, agrião e acelga.